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SEU VOO ESTÁ ATRASADO? FOI CANCELADO?

Saiba como as Companhias Aéreas devem proceder

Em um mundo cada vez mais conectado, as viagens se tornaram uma parte fundamental da vida moderna. No entanto, em meio à empolgação de explorar novos destinos, é essencial que os consumidores estejam cientes de seus direitos e deveres, especialmente quando se trata de situações desafiadoras como atrasos e cancelamentos de voos.

A Resolução 400/2016 da ANAC, amparada pela Lei do Consumidor, proporciona uma proteção abrangente aos viajantes. Uma das dúvidas mais frequentes dos passageiros é sobre os seus direitos em casos de atrasos e cancelamentos de voos.

Os atrasos e cancelamentos de voos são situações possíveis de ocorrer em qualquer momento. Entretanto, os consumidores não estão indefesos diante dessas situações. As companhias aéreas são obrigadas a oferecer assistência aos passageiros em caso de atrasos, cancelamentos ou interrupções de voos, desde que essas situações sejam de sua responsabilidade e não por causas extraordinárias. 

Quando o atraso de vôo for superior a 01 hora, a companhia aérea deverá oferecer  facilidades de comunicação (internet, telefonemas, etc) aos passageiros.

Se o atraso do vôo for superior a 02 horas, a companhia aérea deverá fornecer alimentação adequada conforme o horário (café da manhã, almoço ou jantar), além das facilidades de comunicação. 

Caso o atraso ultrapasse 4 horas, além das duas facilidades mencionadas acima, o passageiro também terá direito a acomodação apropriada e/ou hospedagem em hotel, assim como transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa, caso o aeroporto não esteja na mesma localidade de residência do passageiro.

Em situações mais graves, como cancelamentos, os passageiros têm direito a escolher entre reembolso integral ou reacomodação em outro voo. A legislação estabelece claramente que as companhias aéreas são responsáveis por eventuais prejuízos causados aos consumidores, assegurando que sejam ressarcidos em caso de danos sofridos.

Por estes motivos é importante que você conheça os seus direitos para agir com consciência e responsabilidade quando esta situação ocorrer. Mantenha-se sempre informado sobre as políticas das companhias aéreas, leia os termos e condições dos bilhetes e tome precauções adequadas para que sua viagem seja mais tranquila.

É crucial que os passageiros estejam cientes de que alguns atrasos e cancelamentos podem ocorrer por razões além do controle das companhias aéreas. Podemos citar como exemplo, as condições climáticas adversas, restrições de tráfego, pandemias, etc. Nestes casos, a compreensão mútua entre consumidores e fornecedores de serviços de viagem é essencial, a fim de resolver disputas de maneira justa e equitativa.

Lembrem-se que, ao adotar uma abordagem consciente e informada, os consumidores podem transformar suas férias em momentos inesquecíveis, mesmo diante de desafios inesperados. A chave está em estar preparado, conhecer os direitos e deveres, e abraçar a jornada com resiliência e compreensão.