Saltar links

Advocacia sistêmica e atendimento humanizado

Você sabe qual a diferença entre a advocacia tradicional e o atendimento da advocacia sistêmica?

Quando um cliente traz um problema, o foco do atendimento tradicional é pensar apenas na solução técnica. Já a visão sistêmica, além da solução técnica, busca trazer à tona as verdadeiras necessidades das partes. Podemos citar como exemplo, a situação de um inventário, onde ainda acontece de o advogado que conduz o processo sugerir a própria forma de partilha, sem levar em conta a vontade das partes. No atendimento sistêmico, todos os envolvidos devem ser ouvidos, levando em conta as suas vontades e expectativas.

Nas situações onde os sentimentos e necessidades não são consideradas, no decorrer do processo, muitas relações podem se desfazer, dando origem a rupturas e a novos conflitos.

Sabemos que o mundo está mudando de maneira muito rápida e os profissionais precisam, cada vez mais, desenvolver competências diferenciadas, especialmente na resolução de conflitos. Nesse sentido, o exercício da advocacia humanizada, voltada para o pensamento sistêmico, visa a ampliação da consciência das partes envolvidas. Com o olhar voltado para o todo, o profissional sistêmico, através de metodologias integrativas que facilitam a comunicação, convida o cliente a trazer a verdadeira origem do problema, focando nas soluções mais adequadas.

É uma nova maneira de exercer a advocacia: mais estratégica, humanizada e consensual. O cliente é visto como um ser humano integral, que faz parte de um sistema que envolve sentimentos, emoções e relações familiares. Assim, convidamos você, que está disposto a ressignificar o conceito de justiça e o equilíbrio nas relações, a fazer parte deste novo contexto, onde são priorizados o não julgamento, o ambiente seguro e a escuta ativa.

A VSM Advogados tem se preparado para atuar na linha sistêmica. Portanto, convidamos vocês a conhecerem os nossos serviços, voltados para o atendimento humanizado.